Eleições 2026: Alexandre Curi cresce e encosta no senador Sérgio Moro em um possível segundo turno para o Governo do Estado, aponta Paraná Pesquisa
O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) lidera a disputa pelo governo do Paraná nas eleições de 2026, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira, 8, pelo Instituto Paraná Pesquisas.
O senador Sérgio Moro lidera a corrida eleitoral para o governo do estado, muito disso, devido a fragmentação dos possíveis candidatos que estão ao lado do governador Ratinho Júnior. Incansáveis pesquisas serão feitas até as convenções (julho 26), alguns nomes ficarão pelo caminho, outros, no entanto, terão um crescimento considerado quando separar as crianças dos homens, pelo menos é o que se comenta na capital.
Nesse cenário, um nome começa a ganhar força nos bastidores da política, principalmente, na capital do estado, maior colégio eleitoral do Paraná. Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2002, Alexandre Curi consegue alinhar juventude e ao mesmo tempo, experiencia, presidente da Assembleia Legislativa, Curi tem percorrido o estado atendendo centenas de prefeitos onde ele tem base política.
O Senador Sérgio Moro ainda navega em águas tranquilas, mas observadores políticos começam a cravar que em um eventual segundo turno a coisa não será tão simples.
Os números de seus possíveis adversários, caso haja, um segundo turno, são muito parecidos, mas analisando o cenário como um todo, há quem aposte todas as fichas no Presidente da Assembleia Alexandre Curi, hoje no mesmo partido do atual governador Ratinho Júnior.
Dentre os fatores que pode alavancar o nome de Curi, está sua boa relação com prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e também com os deputados estaduais, sem contar mais de uma centena de prefeitos e vereadores que já caminham com o deputado a duas décadas.
Os outros possíveis candidatos ligados a base do governador são:
Guto Silva (PSD) – ex-deputado e atualmente Secretario das Cidades do Governo.
Rafael Greca (PSD) – ex-prefeito de Curitiba.
Correndo por fora
Beto Richa (PSDB) – O ex-governador também aparece bem, porém, o partido está longe de ser o que foi nos tempos em que governou o Paraná.
Na oposição
Requião Filho (PDT) – Deputado Estadual, filho do ex-governador Roberto Requião.
Ênio Verri (PT) – Deputado Federal licenciado e atualmente responsável pela direção-geral brasileira da Itaipu Binacional.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL – A pesquisa também perguntou aos entrevistados como avaliam a gestão do governador Ratinho Junior (PSD): 67% dos entrevistados consideram a atual gestão “ótima” ou “boa”. Outros 9,3% dizem ser “ruim” ou “péssima” e 22,7% declaram o atual governo “regular”.