Mamborê

Sistema Seagri através do IDR-Paraná busca otimizar a atividade leiteira na região

A região da Comcam conta com 25 municípios, apesar das grandes culturas ocuparem mais de 700.00ha, em uma parte expressiva da região predomina agricultura familiar, principalmente nas ares mais declivosa e derivadas de arenito, nestas áreas vulneráveis existe a necessidade do apoio do estado no aumento de agregação de valor e renda com melhoria da qualidade de vida, sucessão familiar e sustentabilidade das atividades, principalmente a atividade leiteira que novamente para por período crítico.

Visando melhora esta realidade a extensionista de Mamborê Ana Carolina Moisa Ferreira tem realizado um grande trabalho de manejo reprodutivo, melhoramento genético e  IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) que é uma biotecnologia reprodutiva crucial para otimizar a pecuária leiteira.

Esta tecnologia se utiliza de protocolos hormonais para sincronizar o ciclo estral das vacas, permitindo que a inseminação artificial seja realizada em um dia e horário fixos, sem a necessidade de observar o cio.

Suas principais vantagens são: Evitar as falhas de detecção de cio, possibilitar inseminar fêmeas em anestro, reduzir o intervalo entre partos, dentre outros.

O IDR-Paraná através desta extensionista orienta estas biotecnologias para seus produtores assistidos, melhorando a reprodução e consequentemente a produção e produtividade dos rebanhos.

O produtor Fernando Augusto de Mamborê, desde quando começou a ser acompanhado pelo IDR-Paraná, iniciou um projeto de melhoramento genético do rebanho, eliminando o uso de monta natural na sua propriedade e aderindo ao uso de inseminação artificial.

A extensionista Ana Carolina, destacou o impacto positivo da IATF. Segundo ela, a técnica está auxiliando a propriedade a otimizar a eficiência e a velocidade do processo de melhoramento genético, resultando na aceleração das taxas de concepção do rebanho.

A propriedade também recebe orientação sobre sanidade e nutrição destes animais, já que o sucesso de um bom programa reprodutivo é multifatorial.

Produtores interessados devem procurar as unidades de extensão rural do IDR-Paraná para maiores informações.

Fonte- unidade de extensão rural do IDR-Paraná de Mamborê

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile