Connect with us

Educação

Alunos da Rede Municipal de Farol participarão do Programa Proerd em 2023

A Prefeitura de Municipal de Farol, por meio da Secretaria Municipal da Educação em parceria com BPEC (Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar do Paraná, retomou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Casimiro de Abreu.

Na manhã desta quinta-feira (02), houve lançamento do Programa na Escola e estiveram presentes o Prefeito Oclécio Meneses (PODEMOS), o Vice Iranlei Saraiva (PODEMOS), representando a Câmara de Vereadores o vereador Ademir Lage (PODEMOS), o Sargento Cláudio comandante do 3º Pelotão da Patrulha Escolar Comunitária de Campo Mourão o Soldado Quezia Catarino de Oliveira, instrutora do (Proerd). Os Secretário Educação, Esportes e Cultura Alessandr Jach, Assistência Social Eliane Meneses, Coordenadora Geral de Governo Roberta Serato, Administração e Planejamento Douglas Laquias. A equipe Educacional do Município Jadislara Ribeiro, Diretora da Escola M. Casimiro de Abreu, Oricélia Fidelis Martins, Diretora do CMEI Menino Jesus, Técnica da Secretaria da Educação Lucimara Marques Ribeiro, Pedagogas Antônia Francisco e Maria de Fatima do Nascimento e Almeri Azevedo Diretora de Cultura.

Ao iniciar a solenidade a Pedagoga Toninha frisou a importância do momento, sendo esperado após alguns anos por toda a comunidade escolar.
O secretario Educação Alessandr Jach, desatacou que o Programa foi implantado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil. E frisou sua alegria que o município tenha sido agraciado com esse PROGRAMA, pois esteve ausente a anos em Farol e nesta manhã está sendo retomado na atual Administração.
O comandante do 3º Pelotão da Patrulha Escolar Comunitária de Campo Mourão Sargento Cláudio, lembrou que o objetivo do Proerd é capacitar de maneira técnica as crianças para que elas possam tomar decisões. O comandante manifestou seu contentamento ao ver o programa retomando ao município de Farol.

Quezia Catarino de Oliveira Soldado e instrutora do (Proerd), lembrou que o Programa é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E, surgido em 1983 e como já mencionado no Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.

O Prefeito Oclécio, ressaltou a importância do Programa e dos temas que serão trabalhos com alunos sobre drogas e violência, como já mencionado e com certeza, auxiliará as nossas crianças em outras áreas, para o prefeito a partir do momento em que a criança aprende distinguir e assimilar o certo do errado, ela pode aplicar isso em todas as áreas de sua vida. “Não tenho dúvidas da importância do Programa como o Proerd e o impacto que refletirá na vida das crianças, ações como essa, contribuem com o trabalho pedagógico das escolas e na comunidade em geral”, disse o prefeito Oclecio.

Agradecimentos: Menezes também agradeceu à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná pela renovação deste contrato, bem como ao Batalhão de Polícia Militar, 3º Pelotão da Patrulha Escolar de Campo Mourão, comandado pelo Sargento Claudio que se esforçaram em disponibilizar a Soldado Quezia para ministrar os encontros com os alunos do Município.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 8281a5f9-c555-42f5-9db1-e29216527ae2-740x1024.jpg