Connect with us

Juranda

Juranda realiza curso de capacitação em turismo rural e religioso

O Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária e/ou não agropecuário, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade sendo portanto uma importante estratégia para o desenvolvimento local e inclusão social. O município de Juranda é um exemplo da busca pelo fortalecimento do turismo rural e religioso, com altos investimento em projetos visando a integração do turismo rural e religioso.

Objetivando o aperfeiçoamento da atividade turística o IDR-Paraná dentro da sua estratégia de trabalho, leva treinamentos e capacitações aos envolvidos na atividade, neste sentido foi promovido em 10 de julho, mais uma etapa de capacitação desta vez focado na melhoria da receptividade nas propriedades rurais envolvidas no agroturismo, pois, a beleza de toda a área é fundamental, tendo os locais arrumadas com caminhos preservados e bem sinalizados, árvores em locais estratégicos que proporcionam sombra além de plantas ornamentais. Toda estrutura necessária deverá ser prática e pensada para a recepção dos visitantes, assim o conjunto das estruturas deverá ser belo e harmonioso ao olhar do turista. Outro fator importante é o fornecimento de produtos de qualidade, neste sentido o município tem efetuado capacitação em artesanato em palha de milho, cestaria em taboa e bananeira, segredos da boa culinária. Todos os processos de formação são realizados em parceria com Sindicato Rural, Senar e Prefeitura municipal.

Juranda, conhecida como cidade do milagre, tem um potencial em turismo rural e religioso, destacando-se pela história do milagre do menino Lucas em 2013 e pela rica biodiversidade natural, a cidade atrai visitantes com trilhas, cachoeiras e paisagens rurais, além de eventos como City Tur, Ecobike, Rota do milagre, Caminhada na Natureza, Festa da leitoa entrincheirada e a Expojur.

Conforme o extensionista do IDR-Paraná, Antônio Pereira de Souza, com o turismo rural e religioso o foco é promover o desenvolvimento rural, estimulando a permanência dos jovens na propriedade, atrair turistas para o município, gerando renda e mão de obra nas propriedades rurais, com a comercialização de produtos da agricultura familiar, melhorando a qualidade de vida das famílias no meio rural.

Fonte: IDR-Paraná – Unidade de Extensão Rural – Juranda

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *