Connect with us

Saúde

Juranda: Comemoração do Outubro Rosa teve palestra com a Drª Jordana

Aconteceu na noite dessa sexta-feira, 21, um grande evento realizado pela Secretaria de Saúde de Juranda. O evento foi direcionado para as mulheres em alusão a comemoração ao Outubro Rosa, na oportunidade, a Drª Jordana, médica do Ceonc, trouxe todo seu conhecimento para as mulheres.

Temas como respeito ao cuidado e a prevenção ao câncer de mama, foram abordados pela Drª. “Sabemos a importância do autocuidado e este mês é dedicado todo a elas”, disse Ariane, Coordenadora de Saúde. “Nós ficamos honrados em recebê-las em um evento que foi pensado com todo carinho por nossa equipe, e queremos ainda, agradecer a equipe que não mediu esforços para o evento acontecer, parabéns a todos, vamos nos cuidar”, finalizou Ariane.

Como Surgiu o Outubro Rosa

A campanha surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, onde alguns estudantes norte americanos se uniram a fim de realizar ações sobre o câncer de mama e conscientizar a cidade, após a aprovação do congresso americano em outubro, o mês passa a ser conhecido como o mês da prevenção. Já o laço rosa surgiu depois, sendo uma iniciativa da Fundação Susan G. Kamen for the Cure, que distribuiu os laços aos participantes da corrida pela cura em Nova York  na mesma década. Posteriormente, o laço virou o símbolo da campanha nos hospitais, que foi distribuído pelas cidades.

Como Prevenir

O câncer de mama atinge mais as mulheres, a cada ano surgem cerca de 29% de novos casos no Brasil. Atualmente, o Brasil se encontra na segunda posição entre os países com mais incidência da neoplastia e com a mortalidade mais baixa em comparação a países como Estados Unidos e França (INCA). Graças a conscientização, o movimento ganha mais visibilidade a cada ano, também sendo divulgado os sintomas e as formas de prevenção.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 8281a5f9-c555-42f5-9db1-e29216527ae2-740x1024.jpg