Connect with us

Notícia

A história por trás dos números

Revista Paraná Notícias, edição dezembro de 2023

Dia 06 de outubro de 2024 acontecerá o primeiro turno das eleições municipais, um dia muito esperado pelos políticos, certo? Errado.  Essa data pode ser até esperada pelos postulantes aos cargos do executivo e do legislativo, mas também está sendo aguardada ansiosamente pelos eleitores, sim, os eleitores. As pesquisas políticas trazem um novo perfil do eleitorado, e isso foi descoberto por meio de um minucioso estudo realizado ao longo dos últimos anos.

Segundo Ed Cláudio Cruz, diretor do Jornal Paraná Notícias e da Cidadespr Pesquisas, (NEPP -Núcleo de Estudos de Política do Paraná), o eleitor vem em processo lento, mais gradativo de autoconhecimento político, o que pode resultar em grandes surpresas e reviravoltas, quebrando paradigmas de velhos politiqueiros.

Com as redes sociais e aplicativos de conversas, os eleitores passaram a ter informações mais precisas, o dia a dia do político está sendo acompanhado, uma espécie de fake news baseado em fatos reais. Difícil de entender?

Talvez, mas eles também passaram a compartilhar informações com pessoas de outras cidades, ou seja, os eleitores não estão dispostos a receberem menos do que merecem. Se está acontecendo em outra cidade porque aqui não acontece? São questionamentos que aqueles que tentam a reeleição terão de enfrentar, ou suportar, enfim, a pressão vai ser grande. Se o gestor teve quatro anos para fazer e não fez, provavelmente não terá uma nova oportunidade.

Essa relação vem se tornando cada vez mais complicada, principalmente, quando a expectativa principalmente por parte do eleitor não é correspondida, aí nesse caso, o voto passar a ser a vingança do eleitor, mas vale ressaltar também que no caso de uma boa gestão, existe sim, um reconhecimento por parte do eleitor, o que faz o voto dele ser de gratidão.

Quando se avalia uma gestão, que é sempre a primeira pergunta de um questionário, o eleitor já demostra exatamente o que ele deverá responder nas próximas perguntas. “Quanto temos uma amostragem em mãos, não temos apenas números, mais sim, uma história”, diz Ed.

“E essa história precisa ser ouvida, analisada e compreendida pelo entrevistador, é preciso entender o retrospecto político das últimas eleições, isso é muito importante, pois cada município possui um histórico eleitoral, e isso influencia diretamente”, comenta.  

Ed Cláudio também explica porque acompanha pessoalmente todas pesquisas realizadas, segundo ele, uma boa conversa com o eleitor permite descobertas importantíssimas. “Depois disso, é juntar todas informações, e obter um diagnóstico político/administrativo, essencial para quem pretende disputar um cargo no executivo ou no legislativo. “Notícias ruins nem sempre são as piores, a maiorias dos políticos esperam sempre notícias boas, mas, muitas vezes e que se ouve não é exatamente o que eles querem ouvir, e é nessa hora que é preciso mostrar que as notícias ruins, podem também, ser as melhores, pois o candidato terá tempo para mudar o rumo e traçar novos planos. Uma pesquisa honesta e bem trabalhada pode evitar gastos desnecessários, é um investimento considerado baixo em relação ao custo de uma campanha”, disse Ed Cláudio.

Começo informal – Ed explica que as primeiras pesquisas foram realizadas em 2016, apenas para ajudar amigos, mas as coisas começaram a ficar mais sérias. Em 2020, para ter uma ideia, todos os resultados das 15 cidades pesquisadas, coincidiram com os das urnas.

Procurado para realizar novas pesquisas, decidiu então, a formalizar o Instituto de Pesquisas NEPP/CIDADES – (Núcleo de Estudos de Política do Paraná), que a partir de 2024 realizará pesquisas registradas no TRE. “Em 2023, já foram pesquisados 26 municípios, e a previsão para 2024 é realização de pesquisas em pelo menos 50 municípios, mas o nosso objetivo principal, é chegar preparado para as eleições de 2026, quando finalmente, iremos fazer pesquisas a nível estadual”, finalizou.

Ed Cláudio Machado Cruz, tem 48 anos, é graduado em Direito pela Unicampo , pós graduado em Ciências Políticas, Direito Eleitoral, Direito Internacional, Direito do Consumidor, Direito Processual Penal e também é graduado e pós graduado em Gestão Pública pela Unicv (Campo Mourão).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 8281a5f9-c555-42f5-9db1-e29216527ae2-740x1024.jpg