Connect with us

Notícia

Filiações, desfiliações e dores de barriga: veja como foi a semana política em Rancho Alegre D’oeste

A última semana foi bastante movimentada em Rancho Alegre D’oeste, o prazo para filiações encerrou no último dia 06, sábado

Faltando 6 meses para as eleições municipais, pelo menos 5 partidos estão organizados no município, são eles: (PSDB 45) – (PSD 55) – (PL 22) – (Republicanos 10) – (PSB 40), outros demais, existem, porém, estão parados, mas podem ressurgir na época das convenções, o que é pouco provável, pois com o fim das coligações nas eleições proporcionais, ou seja, na eleição para vereador, cada partido precisa lançar uma chapa completa respeitando o princípio da proporcionalidade, tendo obrigatoriamente 30% para o sexo oposto. Desse modo, a quantidade máxima é de 10 candidatos por agremiação.

PSDB, sob a liderança do ex-prefeito Adão Aristeu Ceniz, continua sendo o partido com o maior número de filiados, mais de 250 e também, o mais antigo do município, ativo desde o começo dos anos 90.

Sob o comando da ex-vereadora e candidata a prefeita nas últimas eleições, o PSB de Ângela Fiorotto também está organizado para essa eleição.

Lembrando que o PSB e PSD participaram juntos na última eleição, hoje, porém, estão praticamente em grupos opostos, já que o PSD foi retirado das mãos do vereador Amarildo e entregue ao grupo do prefeito Cássio Zanuto.

O vereador Amarildo, por sua vez, trouxe para o município o Republicanos. Quem também apareceu para essas eleições foi PL que já montou a provisória.

Desse modo, os partidos PSD e PL estão juntos com o grupo da atual administração. Republicanos irá decidir, segundo o próprio Amarildo, apenas nas convenções, que, legalmente ocorrerão no período de 20 de julho a 5 de agosto. PSB seguirá o mesmo caminho, assim como o PSDB do ex-prefeito professor Aristeu.

Durante esse tempo, os partidos poderão realizar essas convenções para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

MATÉRIA RECOMENDADA PARA VOCÊ

Conversas movimentaram bastidores Como já era esperado em um processo democrático, é natural que as lideranças políticas conversem, isso é sadio, importante, e faz bem ao processo eleitoral.

Como por exemplo, o que se foi ventilado na última semana, entre a possível conversa entre Ângela Fiorotto e o ex-prefeito Aristeu, tal fato, teria resultado em uma reunião de emergência por um grupo adversário, causando um tremendo mal estar, estresse, preocupação e decisões drásticas, por fim, dores de barriga, sim, isso mesmo, levando gente urgentemente na farmácia para comprar Imosec para conter o “piriri”.

Em tempo… a conversa ainda não aconteceu, mas será inevitável, a final de contas, são duas grandes lideranças expoentes da politica de Rancho Alegre D’oeste.

O que vem pela frente? Não sabemos, o processo que antecede o registro de candidatura, é mais ou menos como as nuvens, ora de um jeito, ora de outro. Mas ficou bem claro aos olhos de todos, que os últimos acontecimentos mostraram QUEM REALMENTE TEM MEDO DE QUEM.

Haverá disputa? Tudo leva a crer que sim, são muitas lideranças políticas, pessoas honradas, experientes que preservam valores familiares e cristãos, impossível se calarem em um processo eleitoral de uma extrema grandeza como o que se avizinha, o qual centenas de famílias, pessoas de bem, honestas e trabalhadoras tenham a possibilidade de escolha.

Isso é democrático e necessário para o bem do município, sem dúvida, uma decisão que implica no futuro de todos.

Jornal Paraná Notícias – Ed Cláudio Cruz

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 8281a5f9-c555-42f5-9db1-e29216527ae2-740x1024.jpg